sexta-feira, 27 de abril de 2012

Músicas que Marcaram a Minha Vida - MARA LIMA

Prosseguindo com a série Músicas que Marcaram Minha Vida chega a vez da cantora paranaense Mara Lima.

Atualmente não sou atualmente um fã incondicional do trabalho da cantora. Na verdade não ouvi nenhum dos recentes lançamentos de Mara Lima, as primeiras músicas que realmente apreciei pertencem aos dois únicos discos que possuo: Além da morte e Regresso. Claro que ouvi também outras músicas da cantora, muitas  consideradas como sucessos na carreira de Mara Lima, mas o disco Além da Morte (que foi o disco de estréia da cantora), lançado em 1984 é certamente aquele que mais aprecio.

Biograficamente falando podemos dizer que essa cantora nasceu em Francisco Beltrão-PR no dia 07 de janeiro de 1961. Seu nome de registro é Marilei de Souza Lima. Seu primeiro disco é de 1984 e de lá pra cá já gravou 42 discos, sendo que destes 5 são cd’s para crianças. Também já lançou 3 Dvd’s. Além de se dedicar à música Mara Lima é diretora da Rádio Louvor Eterno FM 100.5, em Mandaguari no norte do Paraná, além de radialista e apresentadora de TV. Também foi vereadora em Curitiba-PR e atualmente é deputada na assembléia legislativa do Estado do Paraná.



Músicas

01- Além da Morte
02- É Preciso Mudar
03- Jovem Despertai!
04- Lá no Alto do Monte Calvário
05- Jerusalém, Cidade De Deus
06- Deserto
07 Rosa Vermelha
08- O Mundo é um Sonho
09- É Madrugada
10- Maravilhosa Palavra

O que me chamou a atenção desde a primeira audição foi o estilo das canções. A maioria com uma pegada jovem que no velho toca-discos de meus pais já era marcante, mas que no meu atual aparelho é muito mais, já que o mesmo está desregulado fazendo com que os discos rodem numa rotação maior do que a original. O ritmo fica assim mais rápido e mais próximo do estilo musical que atualmente aprecio. O único defeito é que a voz fica mais aguda, mas nada que prejudique a audição.
Ainda sobre o disco, convém destacar o fato de que dos 10 hinos que compõe o disco, 4 deles foram compostos pela cantora: É Preciso Mudar; O Mundo é um Sonho; É Madrugada; e Maravilhosa Palavra. 

E para concluir, aqui o Top Ten das canções que sem dúvida marcaram a minha vida:

É Preciso Mudar
Rosa Vermelha
Deserto
Jovem Despertai
Regresso
Sabe Filho (Lamento)
Andorinha
As Batidas do Martelo
In Memoriam
Valor de Uma Alma

____________________________
Por ainda estar ativa no meio musical existe farto material sobre a cantora na web. Então deixo aqui alguns links para quem desejar mais detalhes:


Nenhum comentário: